Algumas pessoas não podem consumir alimentos com glúten, como os bolos e pães tradicionais, mas ainda não sabem disso, e dessa forma apresentam alguns sintomas que podem se agravar com o tempo. Aqui você vai saber tudo a intolerância ao glúten.
O que é o glúten?
O glúten é uma proteína que pode ser encontrada em alguns cereais, como a cevada, o centeio e o trigo. As pessoas que possuem problemas relacionados ao glúten devem evitar o consumo de bolachas, macarrão, pizza, torrada e todos os produtos ligados a ele. Os produtos industrializados possuem indicações para informar se tem glúten ou não.
Quais sintomas a intolerância ao glúten proporciona?
Quem tem diabetes está sempre atento à quantidade de massas, biscoitos e doces que consome. Afinal, esses carboidratos viram glicose após a digestão, o que pode elevar o nível de açúcar no sangue além do desejável.
A intolerância ao glúten aparece com alguns sintomas, como dor e inchaço abdominal.
Quem tem esse problema permanente possui a doença Celíaca, e deve evitar o consumo dessa substância. Caso ingira algo com glúten, o organismo vai reagir mal, podendo ter uma lesão no intestino delgado, impedindo a absorção de nutrientes. Quando o portador não se alimenta de maneira correta, pode desenvolver câncer no intestino. Além desses sintomas, pode aumentar o cansaço, gases, diarreia crônica, emagrecimento excessivo e enxaqueca, ao longo do tempo pode causar desnutrição, devido à falta de nutrientes captados.
É possível tratar a intolerância ao glúten?
Ainda não foi desenvolvido um tratamento que acabe com a intolerância ao glúten. A única forma de acabar com os sintomas é mudar a dieta e eliminar completamente o glúten da sua rotina gastronômica. A doença normalmente nasce com as pessoas, mas pode se desenvolver em qualquer fase da vida. Algumas pessoas sem o problema param de consumir produtos com glúten para emagrecer, mas o que faz perder peso são os outros ingredientes desses alimentos, é muito importante procurar um nutricionista para saber as melhores formas de fazer estes cortes nos alimentos.
Como realizar a alimentação sem glúten?
É possível viver bem mesmo com este problema, realizando mudanças na sua rotina de alimentação. No café da manhã prefira pão de linhaça, pão de queijo vegano, requeijão ou queijo branco, bananas e outros tipos de frutas. Para o almoço é indicado bife de frango, salada quente ou strogonoff, turbinado com batata palha. Já para o jantar, o ideal é consumir alimentos leves, que não prejudiquem o intestino durante a noite, como a pizza feita com massa de frango desfiado, quem prefere as comidas mais saudáveis, pode preparar um prato recheado com legumes. Além dessas dicas, existem diversos outros elementos sem glúten que podem turbinar a sua dieta.
0 comentários:
Postar um comentário