A Origem do Coelhinho da Páscoa

9 de abril de 2017
Páscoa




O que a imagem do coelhinho e seus ovos de chocolate tem a ver  com uma celebração cristã? Alguma vez você já deve ter se perguntado, talvez o faça até hoje.... Errei? Existem muitas informações a respeito, na internet mesmo inúmeros sites explicam, ou complicam, a associação do “bichinho peludinho” com a data.
Fala-se sobre representar o símbolo de uma deusa adorada pelos germânicos e anglo-saxões “Isthar” ou “Ostara” (que deu origem à palavra “Ostern” e “Easter” alemão e inglês respectivamente). O coelho também era reconhecido por outras comunidades. No antigo Egito, simbolizava o nascimento e a nova vida; alguns povos da antiguidade viam o animal como representante da lua. Sua capacidade de reprodução e geração de grandes ninhadas o tornou símbolo da fertilidade. Essa seria a ligação com a Páscoa, que celebra a vida, com a morte e ressurreição de Jesus.
LENDA – Uma mulher pobre pintou alguns ovos de galinha e os escondeu, com o objetivo de presentear seus filhos na Páscoa. No momento em que as crianças encontraram os ovos, um coelho foi visto passando correndo. Daí em diante, espalhou-se a história, levando as crianças a acreditarem no coelhinho da páscoa e seus ovos de chocolate.
NO BRASIL: imigrantes alemães trouxeram a figura do coelho da Páscoa, entre o final do século XVII e início do XVIII. Na região Sul do país, nas cidades bilíngues, o coelhinho da Páscoa também é chamado de “Osterhoos” no dialeto Riograndenser Hunsrückisch (dialeto alemão falado na região do Hunsrück, no sudoeste da Alemanha) e “Osterhase”, no Alemão padrão.

A Origem do coelhinho da Páscoa

















Publicitário e jornalista
Atua no setor de revisão e criação de textos e posts para Facebook e Instagram  pela OFICINA DAS PALAVRAS.
Instagram: marcelo.vanin
Facebook: marcelo.vanin.1

Facebook: @oficinadaspalavrasvr
Instagram:oficinadaspalavras
Email: oficinadaspalavrasvr@gmail.com 

1 comentários: